Início > Noticias > Projeto do Jardim Helian é apresentado em evento no Canadá

Projeto do Jardim Helian é apresentado em evento no Canadá

Equipe do Programa Cidades Sustentáveis participa de encontro em que mostra a implementação e os aprendizados do projeto realizado na Zona Leste da capital paulista.

A equipe do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) participa, nesta segunda-feira (18/06), do 6º Encontro da Iniciativa Global para Cidades Eficientes em Recursos (GI-REC, na sigla em inglês), realizado em Montreal, no Canadá. 

A Iniciativa Global para Cidades Eficientes em Recursos foi lançada em 2012, durante a Rio+20, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A ação reúne 20 instituições parceiras e seis cidades-piloto na elaboração de metodologias de desenvolvimento local, com abordagens estruturadas no chamado metabolismo urbano – conceito que preconiza a análise do fluxo dos recursos materiais e naturais que entram e saem de uma cidade, de modo que se possa identificar oportunidades de recirculação, reaproveitamento e reutilização desses recursos.  

O encontro antecede o Congresso Mundial do Iclei 2018 (Iclei Word Congress 2018, em Inglês), que acontece na mesma cidade canadense, de terça (19) a sexta-feira (22/6).  

No congresso, que também terá a participação do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), centenas de governos locais, regionais e nacionais, agências internacionais, representantes do setor privado e outros parceiros de todo o mundo se reunirão para orientar a agenda global do desenvolvimento sustentável por meio do fortalecimento das ações em áreas urbanas ao redor do mundo.

O Iclei América do Sul estará presente com uma delegação de mais de 20 representantes de 11 cidades e instituições de quatro países, entre os quais o Brasil. 

Zuleida Goulart e Clara Meyer Cabral, coordenadoras de Mobilização e de Indicadores do PCS, integram a delegação do Iclei América do Sul e, na sexta-feira (22/6), participam de visitas técnicas promovidas pela Prefeitura de Montreal para conhecer alguns projetos e iniciativas da cidade. 

Sharon Gil, oficial de programas da UNEP/Paris (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), com Zuleica Goulart e Clara Meyer, do Programa Cidades Sustentáveis 

Durante o Iclei Word Congress 2018, Zuleica Goulart apresentará a experiência e os aprendizados do projeto “Implementando a abordagem de vizinhança em São Paulo”, realizado em conjunto com o Instituto das Cidades, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Confira aqui as informações sobre a apresentação de diversos projetos e iniciativas no evento

O projeto “Implementando a abordagem de vizinhança em São Paulo” está em fase de implatação e prevê o desenvolvimento de um plano físico e financeiro detalhado para criar um bairro sustentável em São Paulo. A região escolhida foi a do Jardim Helian, em Itaquera, na Zona Leste da capital. O trabalho teve início com a realização de consultas públicas com a população local, para entender a ideia de uma "vizinhança sustentável" e suas aspirações. Nos próximos meses, serão feitos o planejamento e a validação de um projeto de desenvolvimento local, de forma coletiva, envolvendo as lideranças do bairro, especialistas da ONU e os pesquisadores de campo. 

O projeto também prevê a elaboração de um orçamento para atender as principais demandas observadas na fase de pesquisa, bem como as possibilidades de financiamento junto a diferentes fontes, incluindo setor privado e doadores externos. O projeto começou em abril deste ano e o término está previsto para setembro.
 
Conheça a iniciativa global no site https://resourceefficientcities.org/ (em inglês) e saiba mais sobre o projeto no Jardim Helian no link https://www.nossasaopaulo.org.br/noticias/pcs-e-onu-iniciam-projeto-de-d... (em português).

Saiba mais sobre Iclei Word Congress 2018: https://goo.gl/YtvCW8.