Início > Noticias > Representantes da Região Metropolitana de Ribeirão Preto assinam protocolo do PCS

Representantes da Região Metropolitana de Ribeirão Preto assinam protocolo do PCS

Durante reunião, lideranças da região puderam ver e conhecer mais sobre o Programa Cidades Sustentáveis

Matéria publicada no portal da Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A

A última reunião de 2018 dos prefeitos da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), ocorrida no dia 17/12, contou com a participação do futuro secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, e da coordenadora de Mobilização do Programa “Cidades Sustentáveis”, Zuleica Goulart.

Além dos convidados, também participaram da reunião o prefeito de Ribeirão Preto e presidente do Conselho da RMRP, Duarte Nogueira, o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, o diretor de Emplasa, Luiz Pedretti, o engenheiro Carlos Eduardo Alencastre e prefeitos da região.

Durante o encontro, Duarte Nogueira aproveitou para apresentar um balanço das atividades que a RMRP fez nestes dois anos, desde sua criação, além de definir os temas que irão compor as pautas das reuniões do próximo ano.

Além de Marco Vinholi, Duarte Nogueira também convidou o então ministro Gilberto Kassab, que não pode estar presente. “É importante que eles conheçam as demandas das cidades que compõem a RMRP, já que são as duas secretarias mais ligadas a essas demandas”, disse o presidente do Conselho.

“Nós temos hoje 218 municípios integrados às Regiões Metropolitanas, incluindo também as Aglomerações, o que significa que um terço dos municípios do Estado está integrado nessas unidades regionais. O papel de vocês é muito importante para que possamos pensar no futuro dessa região a médio e longo prazo, e a definição das prioridades dos municípios”, afirmou Edmur Mesquita.

Durante a reunião, foi assinado um protocolo de intenções sobre o Programa “Cidades Sustentáveis”, apresentado aos participantes por Zuleica Goulart. “São inúmeros benefícios que trazemos totalmente gratuitos, não só o apoio de especialistas, mas também ajudando no planejamento das cidades para tentar facilitar o trabalho das prefeituras, além de uma aproximação maior com a sociedade civil”, explicou.

“Essa região tem uma importância muito grande para o Estado de São Paulo. A única Região Metropolitana fora da macrometrópole que serve de exemplo para outras regiões do Estado. Acompanhei a luta que foi para se tornar uma Região Metropolitana e, muitas vezes, é isso mesmo, superar barreiras”, esclareceu Marco Vinholi.

A próxima reunião da RMRP ficou marcada para o dia 18 de fevereiro de 2019, às 9h, na AEAARP, localizada na Rua João Penteado, nº 2237.

Matéria publicada no portal da Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A