Início > Noticias > Site hacker reúne informações sobre a Amazônia

Site hacker reúne informações sobre a Amazônia

No InfoAmazonia os mapas, estudos e notícias trazem panoramas completos sobre trabalho escravo, desmatamento, terras indígenas, mudanças climáticas e outros assuntos, tudo de forma interativa.

A Amazônia detém o maior número de espécies vivas em todo mundo e desempenha papel fundamental na regulação do clima regional, servindo como sorvedouro de gás carbônico. No entanto, a região enfrenta graves problemas ambientais, como o desmatamento, as queimadas e a exploração pouco sustentável de suas riquezas naturais.

As notícias, estudos e mapeamento dos problemas de lá, nem sempre chegam até nós de forma clara e objetiva. E ainda, não nos tocam como pertencimento, mas como algo distante. O site chamado InfoAmazonia reúne estudos, notícias e dados provenientes de todos os países que compõe o território Amazônico, fazendo assim um panorama geral das causas e efeitos locais, regionais e globais das ações que acontecem lá.

O projeto é sustentado por uma rede de organizações e jornalistas que oferecem atualizações constantes dos nove países da região. As bases de dados compartilhadas pelo portal estão disponíveis para download e também são renovadas com frequência. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

O site também abre espaço para participação cidadã, incluindo o leitor como prudutor e disseminador de conteúdo. De forma prática e segura, o leitor pode enviar relatos, fotos e vídeos para publicação, e assim, para compartilhamento estantâneo de ações em prol da defesa da Amazônia.

Você pode ajudar a mapear a Amazônia

De forma colaborativa o portal permite a participação do público através do compartilhamento de dados e notícias. Se você conhece notícias e reportagens que devem estar em InfoAmazonia, submeta um link ao formulário e isso ajudará a mapear quais temas estão sendo abordados pela mídia.

Confira o portal nas versões em português, espanhol e inglês.