Início > Noticias > Sociedade civil divulga manifesto em defesa da democracia

Sociedade civil divulga manifesto em defesa da democracia

Documento é assinado por intelectuais, artistas, empresários e lideranças de organizações e movimentos sociais, além de outros cidadãos, que votam em pessoas e partidos diferentes.

Por Airton Goes, do Programa Cidades Sustentáveis 

"Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos.

Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação."

Assim começa o manifesto "Pela Democracia, pelo Brasil" lançado neste final de semana. 

Subscrito por intelectuais, artistas, empresários e lideranças de organizações e movimentos sociais, além de de outros cidadãos, o documento alerta: 

"Tivemos em Jânio e Collor outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política, para nos levar ao desastre. Conhecemos 20 anos de sombras sob a ditadura, iniciados com o respaldo de não poucos atores na sociedade. Testemunhamos os ecos de experiências autoritárias pelo mundo, deflagradas pela expectativa de responder a crises ou superar impasses políticos, afundando seus países no isolamento, na violência e na ruína econômica. Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários."

Confira aqui a íntegra do manifesto "Pela Democracia, pelo Brasil" e veja como subscrever o documento.