Prêmio Cidades
Sustentáveis
2019

Realização:

Cidades Sustentáveis OXFAM

Parceria:

Frente Nacional de Prefeitos ABM

Apoio:

CITinova Ford Foundation Instituto Arapyaú

Em sua terceira edição, o Prêmio Cidades Sustentáveis contemplará as administrações municipais que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis.

As Boas Práticas serão avaliadas de acordo com os temas:

Tema 1
Tema 2
Tema 3

A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro, no âmbito da segunda edição da Conferência Internacional Cidades Sustentáveis.

Saiba mais

O que são Boas Práticas?

Boas Práticas são casos exemplares na gestão pública que servem como referência para outros municípios, com políticas inspiradoras e que apresentam melhora integrada dos indicadores e bons resultados em todas as áreas da administração.

Desigualdade

A desigualdade é um problema muito além da distribuição de renda; está presente no acesso a serviços básicos de saúde e educação, na oferta de equipamentos e em muitas outras áreas como transporte, segurança, habitação e acessibilidade. Elas impactam, sobretudo, a vida da população negra, das mulheres e das minorias

No Brasil, é enorme o abismo que separa regiões extremamente pobres de lugares com índices de países desenvolvidos. Por isso a importância do enfrentamento à desigualdade na esfera pública e a necessidade de políticas que priorizem os investimentos nos locais que mais precisam de recursos.

“O que é desigualdade?, pergunta da pesquisa Nós e as desigualdades, realizada pela Oxfam Brasil e DataFolha, tem como resposta mais frequente as desigualdades socioeconômicas, com destaque para as diferenças de classe social e má distribuição da renda (39% dos entrevistados), carência de recursos e serviços (8% dos entrevistados), e diferenças na ação do governo e da classe política (7%).

Regulamento

A cidade deve ser signatária do Programa Cidades Sustentáveis.
Cada cidade pode inscrever até três boas práticas.
Para a inscrição das Boas Práticas é necessário:

Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3

O Prêmio será dividido por três categorias populacionais, de acordo com os dados da Projeção Populacional do IBGE de 2018:

  • cidades pequenas – até 100 mil habitantes;
  • cidades médias - 101 a 500 mil habitantes;
  • cidades grandes - acima de 500 mil habitantes.
Critérios
Análise
Avaliação
Qual o público Alvo
do Prêmio?

Como se
inscrever no
Prêmio?

Para concorrer ao Prêmio Cidades Sustentáveis, as cidades devem preencher o formulário de inscrição. O sistema de inscrições estará disponível a partir de abril de 2019.

Cronograma

Abril de 2019: Divulgação da metodologia e critérios
Abril a Junho de 2019: Período de inscrições
Julho a Agosto de 2019: Análise dos resultados
Setembro de 2019: Cerimônia de premiação

Faça sua inscrição para o Prêmio Cidades Sustentáveis 2019

Clique aqui